segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pensamento do Dia

"A mentira é o único privilégio do homem sobre todos os outros animais."


Dostoiévski


Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski - Nasceu em Moscou no hospital onde seu pai clinicava. Seu pai era servero mas incentivava o amor pela cultura.

Seu pai morreu em 1839, fazendo com que ele se sentisse culpado por ter desejado sua morte em algumas ocasiões. 

Concluiu os estudos de engenharia e chegou a ser subtenente. Dedicou-se a tradução, incluindo a hobra de Balzac e em 1844 abandonou o exército para escrever. Nesta época contraiu dívidas e sofreu o primeiro ataque epiléptico.

Apenas a primeira obra, uma novela chamada Pobre GenteI teve boa aceitação da crítica. Paralelamente engajou-se na luta da juventude democrática russa, no combate ao regime do Tsar Nicolau I.

Foi preso em 1849 e condenado a morte junto com um grupo socialista, mas teve sua pena substituída por cinco anos de trabalhos forçados na Sibéria. Casou-se em 1857 com María Dmítrievna Issáieva.

Dedicado inteiramente a escrever, voltou a São Petersburgo em 1859, onde produz muitos romances e a revista Tempo. Em 1860, numa de suas viajens à Europa teve um breve relacionamento com Paulina Súslova, mas acabou voltando para sua esposa, que morreu logo depois.

Tendo que sustentar a família do irmão falecido, editou O Jogador para sua secretária, com quem se casaria. Em 1873 passou a editar a revista Diário de um Escritor, de conteúdo político e crítico-literário. No dia 8 de novembro de 1880 terminou seu último livro. Faleceu em fevereiro de 1881.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, não use comentários ofensivos ou com palavras de discriminação e mal educadas. Mantenha a ética do blog.

*Paciência! Responderei o comentário assim que possível.
*dentifique-se! Comentários anônimos não serão publicados e respondidos.

Até breve!