
Um asteróide de cerca de 400 metros de longitude e pesando muitas toneladas vai passar perto da Terranesta terça-feira (8). Os pesquisadores doObservatório de Arecibo, em Porto Rico, afirmam que a massa se aproximará do planeta Terra mais do que a Lua, mas asseguram que não há risco de impacto.
Os estudos de sua órbita mostram que nos próximos 100 anos não há risco real de colisão com o planeta Terra. Se essa colisão acontecesse, o dano seria equivalente a 65.000 bombas atômicas.
Acredita-se que foi um choque desse tipo que matou os dinossauros e muitas outras espécies há 65 milhões de anos. Por isso, a possibilidade de isso acontecer novamente preocupa os astrônomos, que vão estudar em detalhes o asteróide para conhecer a fundo sua órbita e poder prever seu comportamento futuro.
O asteróide 2005 YU55 foi identificado pelo programa da NASA que detecta asteróides perigosos, onde estão registrados 1.200 objetos potencialmente perigosos.
Os especialistas dizem que, se as condições meteorológicas foram favoráveis, o asteróide pode ser visto com binóculos ou pequenos telescópios na Península Ibérica desde o entardecer até ás 23 horas, aproximadamente. Sua velocidade será cerca de 28.000 km/h.
Este objeto foi descoberto em 2005 por Robert S. McMillan no Observatório Steward, Kitt Peak (Arizona University) e mais tarde foi visto novamente no ano passado com o telescópio de Arecibo.
Fonte: Universia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, não use comentários ofensivos ou com palavras de discriminação e mal educadas. Mantenha a ética do blog.
*Paciência! Responderei o comentário assim que possível.
*dentifique-se! Comentários anônimos não serão publicados e respondidos.
Até breve!